SÃO MARCOS - PADROEIRO DO CARVALHAL DO CÔA

sexta-feira, 2 de abril de 2010

A Associação “Labirintos e Caminhos” organizou Passagem de Ano 2009/2010

A Associação “Labirintos e Caminhos” do Carvalhal, freguesia de Badamalos, festejou em grande a sua primeira passagem de ano. A festa começou três dias antes (como seria de esperar no Carvalhal), alguns sócios acenderam o forno da aldeia e com toda a dedicação foram-no mantendo quente e limpo para o grande dia. Como era previsível e, claro, por necessidade, foram-no experimentando com os petiscos que alimentaram a dedicação do trabalho. Mas, a organização deste evento teve inicio um mês antes, quando se decidiu o que era preciso comprar e preparar para que nada faltasse. Como a Associação por enquanto, e repito, por enquanto ainda não tem um espaço próprio, a grande festa teve lugar numa espaçosa e aquecida garagem que nos foi emprestada com muito prazer. Assim sendo, as instalações foram muito bem preparadas, pois para além do espaço e do aquecimento, pudemos ainda contar com uma casa de banho pública e móvel feita com empenho dos sócios, “para as mulheres”, disseram eles.
O jantar teve início por volta das 20h30 e a festa e a comida prolongaram-se pela noite dentro. Toda a comida foi preparada pelos sócios no forno da aldeia e, numa cozinha improvisada de onde saiu um delicioso caldo verde já depois das doze badaladas.
Depois do saboroso e prolongado jantar toda a gente se divertiu no baile. Gente de todas as idades dançaram e mostraram muita alegria. O ponto alto da noite foi sem dúvida a passagem de ano em si. Embora as nossas doze badaladas tenham sido improvisadas, toda a gente pôde pedir os seus desejos para o novo ano acompanhados com as tradicionais passas e um grande banho de champanhe, seguidos de um colorido momento de fogo de artifício. Com mais, ou menos idade, todos brindaram em grupo ao novo ano. Foram momentos de muita alegria, abraços e sorrisos.
Sem nunca desaparecer o espírito festivo, a festa e a música continuaram e, toda a gente ao olhar em volta percebeu que entrou em 2010 da melhor maneira: rodeados de amigos e de verdadeira alegria a condizer com a decoração colorida do lugar.
O leitão, o frango, o bacalhau, as deliciosas sobremesas e outros apetitosos aperitivos estiveram disponíveis durante toda a festa, bem como a bebida que provocou muitas danças inesperadas. Quando o cansaço começou a tomar conta dos participantes, a festa foi acabando… acabando não… foi apenas uma pausa, pois como seria de esperar no Carvalhal a festa prolongou-se com o mesmo espírito para o almoço de Ano Novo. O forno, a cozinha improvisada, a música, a casa de banho móvel e o pezinho de dança voltaram a entrar em acção.
Agradecemos a ajuda e participação de todos, visto que apesar de ser uma nova Associação, esta foi muito acarinhada e apoiada. Sem os pequenos e grandes contributos dos participantes esta festa nunca teria sido possível. Toda a gente, de todas as idades ajudou, quer nos preparativos, quer no festejo e, ainda, na parte final de arrumação e limpeza.
Um muito obrigado a todos, com esta ajuda a Associação “Labirintos e Caminhos” terá com certeza pernas e apoio para chegar mais longe.
Ficámos muito felizes e realizados quando ouvimos os parabéns por parte de todos os participantes. Fica a promessa dos próximos eventos da Associação serem igualmente agradáveis e correspondestes às expectativas.

A “Labirintos e Caminhos” ainda agora começou o seu caminho, mas sente-se já com força, pois a Passagem de Ano não podia ter corrido melhor! A todos um bom 2010!!!

Idalina Lopes

1 comentário:

  1. olá Idalina,tens jeito para escrever.Continua o blog está fixe e parabéns para o teus colegas da associação,continuem.

    ResponderEliminar