SÃO MARCOS - PADROEIRO DO CARVALHAL DO CÔA

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

A Fogueira de Natal aqueceu o Menino Jesus

Na noite de 24 para 25 de Dezembro, no Carvalhal do Côa, junto à Capela de S. Marcos, foi acesa a fogueira de Natal, que para além de aquecer o Menino Jesus, no seu Presépio, aqueceu a alma e coração dos habitantes e amigos deste povo.



Depois de um jantar natalício, familiares e amigos deixaram o aconchego das suas lareiras, para se juntarem no largo da capela e passar a noite de consoada todos juntos. A luz esteve presente, não só graças à fogueira que ardeu toda a noite, como também ao Presépio iluminado, que foi estilizado na rua, junto da amoreira, e à capela, com os seus contornos realçados de luz branca. Com o céu a cintilar de mil estrelas, o cenário estava montado para acolher todos os que quiseram passar um bom serão, ouvindo ou contando anedotas e histórias para relembrar. Para enganar o frio que se fazia sentir, os presentes davam voltas e mais voltas à fogueira, bebendo uns copos de jeropiga ou de vinho. Foi uma noite cheia de espírito natalício que viveram os habitantes do Carvalhal do Côa. No dia seguinte, o resto dos tocos ainda fumegantes denunciava um Natal quase a acabar.
A Direcção da Associação “Labirintos & Caminhos” deseja a todos os seus Sócios e Amigos um Ano 2012 repleto de Saúde e Felicidades para todos.

Para ver mais fotos, clique aqui.
Para ver o vídeo, clique aqui.