SÃO MARCOS - PADROEIRO DO CARVALHAL DO CÔA

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Fogueira de Natal 2012

O Natal é família, é convívio, são as crianças ansiosas pela chegada do Pai Natal, mas o Natal é também a fogueira, o momento onde o povo se junta na praça da aldeia para ver arder os tocos e passar mais uma noite natalícia à luz das estrelas.

Foi o que aconteceu no Carvalhal do Côa, na noite de 24 de Dezembro, tal como em muitas outras aldeias do concelho sabugalense. Depois da ceia de Natal, momento geralmente vivido em família, o sino tocou e, pouco a pouco, as pessoas da aldeia começaram a aparecer no largo da capela de São Marcos para ver arder a fogueira e assim passar parte da noite de Natal com amigos e familiares. Também marcaram presença amigos de outras aldeias, que faziam nessa noite uma volta às fogueiras das aldeias vizinhas para cumprimentar os amigos e desejar umas boas festas a todos. Algumas pessoas do Carvalhal também se juntaram a comitiva e depois de um copo de vinho, para aquecer a alma, continuaram todos juntos a “rota das fogueiras”.





Assim se passou mais um Natal no Carvalhal do Côa, junto da fogueira que aqueceu, toda a noite, o Menino de Jesus no seu presépio, feito aos pés da emblemática amoreira.


Sem comentários:

Enviar um comentário