SÃO MARCOS - PADROEIRO DO CARVALHAL DO CÔA

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Garraiada de São Marcos

Mais uma vez viveu-se no Carvalhal o mais puro espírito arraiano… Dia 18 de Abril de 2010, pessoas de diferentes sítios juntaram-se na improvisada, mas segura, “praça” do Carvalhal.




A preparação, como é costume, começou cerca de uma semana antes, havia tanto a fazer para que tudo fosse perfeito… Foi preciso transformar-se lama em solo resistente e um monte de andaimes e toldos num bar aconchegador. Sem medo de trabalhar, a organização, pertencente à Associação “Labirintos e Caminhos”, entre a escolha dos “valentes” touros, andaimes, reboques, tractores e muita lama, conseguiu fazer com que este ano, também a garraiada, fosse um sucesso! Durante o trabalho de montagem, não faltaram gargalhadas e muito menos comida e bebida.
Chegado o grande dia, apesar de felizes, todos tínhamos no rosto aquele olhar “só espero que não chova”, e choveu mas apenas o suficiente para que não houvesse pó… Por volta das 16:00h começou a tão esperada garraiada com seis touros, animando a “praça” ao longo de quase três horas de festa brava, com direito a forcão (emprestado pelos nossos vizinhos de Vale das Éguas). Durante as cambalhotas e marradas habituais servia-se bebida, sempre fresca, no bar, para refrescar quem toureava ou deixar “quente” quem queria tourear…




Correu tudo como previsto, até o famoso WC móvel foi posto lá perto a preceito. Mais uma vez a Associação agradece a participação e sobretudo o apoio e respeito que recebemos a cada passo que damos. Sem a união de todos nada disto tinha sido possível. O nosso muito obrigado!
Por fim, foi preciso desmontar e limpar tudo para que nada falhe para a grande festa do São Marcos, já no fim de semana seguinte… E mais uma vez… Olé!!!


Idalina Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário