SÃO MARCOS - PADROEIRO DO CARVALHAL DO CÔA

quarta-feira, 28 de abril de 2010

O São Marcos despediu-se em grande

Depois dos touros, das procissões, da missa e dos convívios, chegou-se a hora de encerrar as festividades, mas não de qualquer forma, foi com muita música, boa disposição e “comes e bebes” à mistura, que o Carvalhal disse “até para o ano” ao seu padroeiro.





Foi assim que o povo do Carvalhal quis finalizar as festas em honra de São Marcos, rodeado de familiares e amigos, vindo de diferentes aldeias vizinhas, como Aldeia da Dona, Badamalos, Bismula…. Todos juntos, à volta do fogareiro, onde os mestres assadores nunca deixaram acabar a saborosa carne de porco assada, regada pela boa pinga caseira. Tudo estava a postos para tornar esta linda tarde solarenga, num convívio bem passado entre amigos. Como já é costume no Carvalhal, a música não podia faltar neste tipo de encontro, este ano, incumbiu ao acordeonista Ângelo Brás aquecer ainda mais o já muito quente ambiente, cantando e encantando o público ali reunido, presenteando-o com variadas e animadas músicas. Também se juntaram à festa, os bombos de Badamalos. O lanche acabou em jantar, reunindo cada vez mais pessoas, que não quiseram deixar de vir participar nesta festa, e arejar a cabeça depois de um dia de trabalho.



Durante a tarde, a Associação “Labirintos e Caminhos” aproveitou o facto de quase todo o povo estar ali presente para improvisar uma reunião, anunciando os eventos já agendados e incentivando as pessoas que ainda não o eram, a tornarem-se sócios desta nova mas dinâmica associação.
Depois do sol se ter escondido, dando umas tréguas às inúmeras pessoas ali presentes, com um pouco de ar fresco, foi com os estômagos bem atestados de carne e de uma boa sopa de peixe prepara na hora, que se deu início à “volta às adegas” sempre ao som do acordeão, prolongando assim por mais um tempo a festa. Todos pediam mais uma música, ninguém queria ver chegar o fim deste tão prezado convívio. Os ponteiros do relógio já apontavam uma hora mais do que razoável (2 da manhã) quando finalizou este convívio. As pessoas não conseguiam esconder aquele sorriso de felicidade estampado nas caras, abalaram, a pensar na divertida e farta tarde ali passada em boa companhia. Tanto a Comissão de Festa como os membros da Associação “Labirintos e Caminhos” agradece a viva participação e colaboração de todos e sobretudo a boa disposição e alegria, que todos demonstraram ao longo desta tarde, contagiando tudo e todos, proporcionando um dia diferente, repleto de gargalhadas, brincadeiras entre pequenos e crescidos, de sorrisos… enfim, um pouco de tudo aquilo que nos permita criar boas recordações e histórias fantásticas para contar à volta da lareira ou à sombra de uma árvore… “lembraste da festa do São Marcos, aquele dia foi demais, ainda hoje me dói a barriga de tanto rir…”.



O Carvalhal do Côa, apesar de ser uma das aldeias mais pequenas do concelho do Sabugal, transborda de criatividade e boa vontade, para dar cada vez mais e melhor ao seu povo e aos que nos fazem a amizade de vir partilhar connosco estes momentos inesquecíveis. A todos, o nosso bem-haja. Já sabem, o São Marcos, dia 25 de Abril (e não só!), é no Carvalhal do Côa. Para o ano, esperamos por si!


Celda Gonçalves.

Sem comentários:

Enviar um comentário