SÃO MARCOS - PADROEIRO DO CARVALHAL DO CÔA

quinta-feira, 4 de abril de 2013

São Marcos 2013



Associação "Labirintos e Caminhos participou no IV Forúm do Associativismo

No dia 23 de Fevereiro, e pelo quarto ano consecutivo, várias Associações do concelho do Sabugal estiveram reunidas no Auditório Municipal para debater e trocar ideias, bem como para mostrar o trabalho que tem sido desenvolvido pelo movimento associativo.

 
Com um papel cada vez mais ativo na dinamização das suas freguesias e do concelho em geral, as Associações reuniram-se mais uma vez para trocar experiência e darem a conhecer o trabalho desenvolvido em prol das suas terras e das suas gentes.
Neste 4.º Fórum Associativo: “A força da Ação Conjunta” estiveram em destaque a Transcudânia – Associação para a Valorização do Património Histórico e Natural do Concelho do Sabugal, a Associação Etnográfica de Sortelha e ainda Labirintos e Caminhos – Carvalhal do Côa, sendo que estas três Associações deram a conhecer a sua história e o trabalho desenvolvido ao longo dos anos.
Este fórum associativo é, segundo António Robalo, presidente da Câmara Municipal do Sabugal, “um espaço de debate e consolidação de ideias entre os intervenientes, as associações”. Para o autarca, os agentes associativos “são os principais percursores e promotores do nosso território”, realçando ainda que existem no concelho do sabugal “cerca de 40 associações ativas, que já apresentaram o plano de atividades, muito variadas e com atividades muito diversificadas e que dessa forma enriquecem e complementam a dinâmica do concelho”. António Robalo evidencia ainda que o melhor património do concelho “são as pessoas. Os sabugalenses sabem receber muito bem e isso faz com que as pessoas voltem ao nosso concelho”. O presidente da Câmara agradeceu ainda às associações “o trabalho voluntário que desenvolvem”.  
Criada em Agosto de 2008, no Carvalhal do Côa, freguesia de Badamalos, a Associação Labirintos e Caminhos, foi apresentada ao público presente por Celda Gonçalves e Mariana Lopes, da Direção da respetiva Associação. Quanto ao futuro as duas intervenientes fizeram questão de realçar que o principal objetivo é “continuar a promover o nome do Carvalhal, pois sabemos que com dedicação e força de vontade com que nos brindam os nossos sócios a cada novo projeto podemos crescer cada vez mais e melhor”.   Com 117 sócios, a Associação Labirintos e Caminhos, que durante todo o ano apresenta aos sócios um plano de atividades bastante variado, construiu uma sede, concluída em 2012, uma obra que só foi possível com “o apoio, boa vontade e ajuda de todos. Temos agora um local para realizar todas as nossas atividades, um local de encontro, convívio e reunião dos associados”, realçam Celda Gonçalves e Mariana Lopes.
 
(Retirado do Jornal "Cinco Quinas")
 






 

AG
 

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Passagem de Ano 2012 / 2013


A associação “Labirintos e Caminhos” do Carvalhal, freguesia de Badamalos, festejou mais uma vez e em grande a passagem de ano. Como sempre a organização desdobrou-se para que tudo estivesse cinco estrelas e para que todos os participantes tivessem uma passagem de ano confortável, animada, e com boa ementa.
 
O jantar teve início por volta das 20:30h e a festa e a comida prolongaram-se pela noite dentro. Toda a ementa foi preparada pelos sócios no forno da aldeia e numa cozinha improvisada no pavilhão da associação.
Depois do saboroso e prolongado jantar toda a gente se divertiu no baile, gente de todas as idades dançou e mostrou muita alegria. O ponto alto da noite foi sem dúvida a passagem de ano em si; embora as nossas doze badaladas tenham sido improvisadas toda a gente pôde pedir os seus desejos para o novo ano acompanhados com as tradicionais passas e um grande banho de champanhe, com mais ou menos idade todos brindaram em grupo ao novo ano, foram momentos de muita alegria, abraços e sorrisos.
Sem nunca desaparecer o espírito festivo, a festa e a música continuaram, e toda a gente ao olhar em volta percebeu que entrou em 2013 da melhor maneira: rodeados de amigos e de verdadeira alegria. Quando o cansaço começou a tomar conta dos participantes, a festa foi acabando. No entanto foi por pouco tempo, pois como seria de esperar no Carvalhal a festa prolongou-se com o mesmo espírito para o almoço de Ano Novo.
Toda a gente, de todas as idades ajudou, quer nos preparativos, quer no festejo e ainda na parte final de arrumação e limpeza.
Ficámos muito felizes e realizados quando ouvimos os parabéns da parte de todos os participantes. Fica a promessa de os próximos eventos da associação continuarem a ser agradáveis e correspondentes às expectativas.








A “Labirintos e Caminhos” deseja a todos um Bom Ano 2013!!


Fogueira de Natal 2012

O Natal é família, é convívio, são as crianças ansiosas pela chegada do Pai Natal, mas o Natal é também a fogueira, o momento onde o povo se junta na praça da aldeia para ver arder os tocos e passar mais uma noite natalícia à luz das estrelas.

Foi o que aconteceu no Carvalhal do Côa, na noite de 24 de Dezembro, tal como em muitas outras aldeias do concelho sabugalense. Depois da ceia de Natal, momento geralmente vivido em família, o sino tocou e, pouco a pouco, as pessoas da aldeia começaram a aparecer no largo da capela de São Marcos para ver arder a fogueira e assim passar parte da noite de Natal com amigos e familiares. Também marcaram presença amigos de outras aldeias, que faziam nessa noite uma volta às fogueiras das aldeias vizinhas para cumprimentar os amigos e desejar umas boas festas a todos. Algumas pessoas do Carvalhal também se juntaram a comitiva e depois de um copo de vinho, para aquecer a alma, continuaram todos juntos a “rota das fogueiras”.





Assim se passou mais um Natal no Carvalhal do Côa, junto da fogueira que aqueceu, toda a noite, o Menino de Jesus no seu presépio, feito aos pés da emblemática amoreira.


Dia do Sócio 2012

Domingo, dia 05 de Agosto, os sócios da Associação “Labirintos e Caminhos”, reuniram-se num almoço para comemorarem em conjunto o já habitual Dia dos Sócios; no pavilhão da associação.
O almoço dos sócios da Associação do Carvalhal tem vindo já a tornar-se tradição ao longo dos anos. Ano após ano este dia significa reencontro de amigos do Carvalhal que muitas vezes à distância apoiam as suas raízes, mas que neste almoço partilham as suas ideias acerca de novas iniciativas e todos colaboram num melhor funcionamento da associação que é um bocadinho de cada um. Os preparativos contaram com a ajuda de todos e rápido o almoço ficou pronto a servir, ouviram-se muitas conversas cruzadas e muitas gargalhadas.
Acabado o almoço e arrumada a “casa”, era chegada a altura de a direcção relatar o ponto de situação da associação e de todos os sócios participarem numa troca de ideias e opiniões tendo como pano de fundo o bom funcionamento e progresso da mesma.
Graças à participação de todos, mais uma vez a associação ganhou forças para continuar o bom trabalho por mais um ano.






Obrigada a todos!!!


III Passeio de Motas

Sábado, dia 07 de Julho e pelo terceiro ano consecutivo, a Associação “Labirintos e Caminhos” levou a cabo mais um Passeio de Motas pelo concelho sabugalense. Passeio que superou todas as expectativas, alcançando o maior número de motas de sempre.
Neste evento participaram 50 motards, 9 penduras, membros da organização e amigos, totalizando cerca de 70 pessoas que se juntaram, no último Sábado, a fim de participarem no 3º passeio de motas organizado pela Associação “Labirintos e Caminhos” do Carvalhal do Côa. Por volta das 08h30, começaram a aparecer os motards, de várias aldeias vizinhas assim como do concelho da Guarda, acompanhados pelas suas respectivas “motinhas”. Depois das formalidades cumpridas, dos brindes entregues e do porto de honra servido, a comitiva arrancou com força de ruído e poeira. Os motards e acompanhantes fizeram rugir os motores pelas ruas de Vilar Maior, Rebolosa, Bismula, Aldeia da Dona, Nave, Ruvina, Ruivós, Rapoula, Seixo do Côa, Valongo e Badamalos. Mais tarde, no Largo Santa Catarina na Rebolosa, por volta das 10h30/11h00, os participantes recuperaram energias e, de barriguinha cheia é chegado o momento de abastecer as motas. A Associação da Rapoula brindou a todos com umas bebidas bem fresquinhas na praia fluvial, onde todos puderem descansar um pouco à sombra, alguns aproveitando para tirar a temperatura da água, ficando com a roupa mais do que molhada. Até houve tempo para umas brincadeiras envolvendo umas motas, um monte de areia e muitas gargalhadas. Depois de outra paragem para apreciar a paisagem da Ponte de Sequeiros, todos rumaram para o pavilhão do Carvalhal, para o merecido almoço. A tarde passou-se entre jogos de cartas, malhas e obviamente algumas proezas com as motorizadas. Num ápice, chegou a hora do jantar que se prolongou até às 22h30, hora à qual se começou a arrumar tudo para deixar o espaço livre para a novidade deste ano - o baile, que fechou com música, este dia de convívio e de amizade.















A Direcção da Associação “Labirintos e Caminhos” agradece a participação e boa-disposição de todos os convivas. Um especial bem-haja à Associação da Rapoula do Côa, por nos ter tão bem recebido, num quadro muito agradável. Esperamos que todos os amantes das duas rodas tenham apreciado este dia de convívio e de festa, convidando-os a estarem presentes na próxima edição. A todos o nosso muito obrigado.

São João 2012

Domingo 24 de Junho, foi o dia escolhido pela Associação “Labirintos e Caminhos” do Carvalhal, para festejar o São João. 13h00, foi a hora marcada para sócios e amigos comparecerem no Pavilhão da Associação munidos de bom apetite e boa disposição.


A ementa do dia, como não podia deixar de ser, foi a tradicional sardinha, acompanhada de pão e/ou batata e regada pelo bom vinho da terra. Aos adeptos da carne, foram-lhes servidas umas tiras de entremeada bem grelhada. A seguir ao queijo e à fruta, só restava o cafezinho e uma copa para os homens estimularem a atenção necessária para a realização de uns jogos de cartas entre amigos. O calor apertando cada vez mais, todos optaram por ficar no interior do pavilhão. Os homens a jogar às cartas e as mulheres a por a conversa em dia, magicando próximos eventos. Depois de uma tarde bem passada, as sardinhas assadas voltaram a aparecer, assim como o tradicional caldo verde, para completar a refeição da noite. Cerca das 24h00, todos os presentes rumaram para o exterior do edifício para assistir à fogueira de rosmaninho e, como manda a tradição, saltar por cima, deixando o fumo espesso pairando no ar.
Mais uma tradição cumprida, com esta actividade realizada pela nossa associação. Cerca de 40 Sócios e Amigos voltaram a marcar presença, demonstrando assim a sua confiança e amizade, o que nos anima e incentiva a continuar. O próximo evento desta Associação vai realizar-se dia 7 de Julho (Sábado). III Passeio de Motas, para o qual te convidamos a não perder.