SÃO MARCOS - PADROEIRO DO CARVALHAL DO CÔA

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

São Marcos 2012

Desde há três anos a esta parte, os festejos de São Marcos no Carvalhal do Côa incluem festa brava. Este ano também não fugiu à regra e a Associação “Labirintos e Caminhos” organizou uma garraiada, no dia 22 de Abril do corrente ano, Domingo.
 
Foi numa tarde ventosa que se realizou a lide dos 5 touros e de uma bezerra. As condições climatéricas instáveis apartaram alguns aficionados desta tarde tauromáquica mas, como se costuma dizer, só faz falta quem está. Portanto a festa realizou-se em torno dos touros e do bar que, para além de bebidas, tinha também bifanas, que só pediam para serem degustadas. Este ano, a brincadeira consistiu em colocar no meio da praça improvisada, o tronco de uma árvore para os mais temerários poderem testar a agilidade do touro. Tudo decorreu a preceito, sem grandes sustos a não ser um touro que colheu um dos aventureiros que quis desafiá-lo do alto do tronco. O duelo teria sido ganho pelo animal se não fosse a pronta reacção dos amigos que entraram em cena para afastar o touro do homem em apuros.
A Associação “Labirintos e Caminhos” para além de abrir as festividades com a referida garraiada, teve também a responsabilidade de encerrá-las com um dia de convívio com animação musical a cargo de três acordeonistas que deram música a todos os presentes. Na tarde do dia 26 de Abril, os conterrâneos e amigos juntaram-se no pavilhão para desfrutarem em conjunto de uns momentos de convívio, de música, e de boa carne assada, regada pelo um bom vinho tinto.
A Direcção da Associação “Labirintos e Caminhos” aproveitou a presença de vários sócios para comunicar as actividades agendadas até o próximo mês de Agosto e divulgar as contas relativas à edificação do pavilhão multiusos, ainda inacabado. O dia já ia longe quando os participantes começaram a despedir-se, pouco a pouco, levando com eles a boa-disposição e a alegria que se fizeram sentir durante todos estes dias de festa em honra do padroeiro desta pequena localidade, o São Marcos.

Sem comentários:

Enviar um comentário